Sejam bem vindos!!

Espero que eu possa contribuir com o que você está procurando! Aceito sugestões para postagens!! Abraços!!

28 de abr. de 2010

Alzira Rufino


Alzira Rufino


Alzira Rufino nasceu em Santos (São Paulo, Brasil), em 06 de julho de 1949. De família negra e pobre, tendo trabalhado desde criança, aos 17 anos foi admitida em um hospital como auxiliar de cozinha. Ficou na função por dois anos, período em que ganhou seu primeiro prêmio literário. Aos 19 anos, iniciou os estudos na área da saúde. Dedicando-se seriamente, galgou os diferentes níveis de sua área de atuação, até graduar-se em Enfermagem.
Em março de 1985, organizou a primeira Semana da Mulher da Região da Baixada Santista, reunindo todas as organizações de mulheres. Em 1986, fundou o Coletivo de Mulheres Negras da Baixada Santista, um dos mais antigos grupos de mulheres negras do Brasil. Em 1990, fundou a Casa de Cultura da Mulher Negra (CCMN).
Alzira é ialorixá, poeta e presidente da Casa de Cultura da Mulher Negra e tem recebido inúmeras homenagens e distinções, dentre elas: do Conselho Nacional da Mulher Brasileira, da Câmara Municipal de Santos e da Câmara Municipal do Cubatão; indicada por organizações brasileiras para integrar a delegação não-governamental para a Conferência Mundial de Direitos Humanos, em Viena. Em 2005, foi uma das mil mulheres indicadas para o Prêmio Nobel da Paz 2005. Recebeu homenagem da Subcomissão do Advogado Negro (Subseção Santos/SP da Ordem dos Advogados do Brasil); foi homenageada, juntamente com a CCMN, pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com o Prêmio Zumbi dos Palmares; recebeu o Troféu Anid (Ação Negra de Integração e Desenvolvimento), na cidade de Barueri/SP.
Desde 1992, a ativista é fellow da Ashoka, tendo coordenado a Rede Feminista Latino-americana e do Caribe contra a Violência Doméstica, Sexual e Racial, na sub-região Brasil (de 1995 a 1998). A Casa de Cultura da Mulher Negra (CCMN), presidida por Alzira, foi a primeira ONG brasileira a ser credenciada pela OEA (OAS), em 2001.
Tem publicado artigos em jornais e revistas brasileiras e do exterior. Ganhou diversos prêmios de poesia em nível local e nacional e tem publicações de poesia, ficção e ensaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário